Principais Ferramentas para Manutenção em Celulares

Deseja iniciar seus trabalhos como técnico em conserto e manutenção de dispositivos móveis? Para o sucesso da sua assistência é indispensável que você conheça as ferramentas essenciais para dar início aos serviços. Confira os materiais necessários para sua assistência técnica:

1. Estação de ar quente: Utilizada principalmente na troca de conectores de carga, ressolda de componentes e descolagem da tela frontal do aparelho celular.

2. Fonte de Bancada: Sua principal função é o uso para carga em baterias, localização de curtos e direcionamento de energia direta na placa simulando o uso da bateria.

3. Estação solda: A estação de solda é utilizada para troca de conectores, componentes da placa e ressoldas em geral.

4. Multímetro: As principais funções do multímetro envolvem medições de baterias, continuidade, defeitos de placa e outros.

5. Cuba ultrassônica: A cuba ultrassônica é utilizada para fazer a desoxidação de placas de celular que entraram em contato com a água, ela utiliza o álcool isopropílico e através de ondas ultrassônicas faz com que o álcool penetre embaixo de componentes e processadores, removendo todo vestígio de água.

6. Separadora de telas: Para remoção de telas frontais, touchs, e outros, a separadora de telas aplica calor no dispositivo na temperatura adequada, de modo que não há queima da tela.

7. Kit de Chaves de precisão: São chaves de fenda, estrela e outras, em diversas numerações. O kit de chaves é facilmente encontrada com os fornecedores de peças.

8. Cola b7000: Essa é a cola utilizada para a colagem das telas Trata-se de uma cola de contato, possui vários modelos que varia tempo de colagem, viscosidade e cor.

9. Pinças anti-estáticas: Podendo ser retas ou curvas, as pinças são utilizadas para soltar cabos flats, botões, conectores e outros micro componentes da placa.

10. Prendedores de pressão para colagem de tela: Se tratam de pequenos prendedores de plástico que exercem pressão, são utilizados para prender a tela à carcaça depois de aplicada a cola.

11. Luvas ou pulseiras anti-estáticas: Item necessário para se utilizar enquanto repara um smartphone, próprio para evitar que os componentes eletrônicos sejam danificados devido à carga estática do corpo humano.

12. Manta anti-estática: É colocada sobre a mesa ou bancada de trabalho onde a reparação é realizada. A manta evita possíveis danos à eletricidade produzida por atrito.

13. Microscópio USB: Devido ao tamanho microscópico dos componentes, é necessário um microscópio para conferir o serviço mais detalhadamente.

14. Álcool Isopropílico: Para limpeza e desoxidação de placas; utilizado juntamente com a cuba ultrassônica.

15. Suporte para placa: Necessário para que a placa se mantenha firme enquanto o trabalho é realizado.

16. Pasta de solda: Utilizada na preparação do local, evitando que as soldas próximas não se grudem.