Norma Regulamentadora 10 – NR10

As Normas Regulamentadoras relativas à saúde e segurança do trabalho são obrigatórias para todas as empresas privadas e públicas. Uma destas normas é a NR10. Você já ouviu falar sobre a Norma Regulamentadora 10? Sabe a importância dela para a manutenção da segurança de todas as pessoas que trabalham com eletricidade? Vamos te explicar um pouco.

Na década de 60 começou a ganhar espaço no Brasil discussões acerca dos sérios riscos que envolve a prestação de serviços em eletricidade. Almejando solucionar este problema, em 1978, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicou a NR10, Norma Regulamentadora 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. A norma possui como objetivo principal a garantia da saúde, segurança e integridade física dos profissionais que desempenham este tipo de serviço, implementando os requisitos e as condições mínimas de segurança no ambiente de trabalho destes profissionais.

Em sua última versão, foi decretado que estabelecimentos que não respeitarem as regras da NR10, estarão sujeitos a multas e penalizações, previstas nas obrigações explícitas na norma. Toda esta rigidez é de grande importância, visto que desde o início da vigência da norma, foi possível observar uma queda considerável nos índices de acidentes envolvendo os profissionais que desempenham funções com eletricidade.

Uma das exigências da NR10, é a obrigatoriedade de que um treinamento de 40 horas seja exercido por todos os trabalhadores envolvidos em atividades elétricas, trata-se de um curso básico de NR10, que deve ser renovado a cada 2 anos, com o objetivo de manter o profissional consciente e atualizado em relação a todo o conteúdo da Norma Regulamentadora.

Aqui na SuperChoque você tem a oportunidade de ingressar no curso completo de Eletricista Padronista + NR10, com conteúdo programático completo, que aborda as principais características do trabalho com eletricidade, suas técnicas, medidas de controle, procedimentos seguros do trabalho em eletricidade e muito mais! Vem mudar de vida! Vem ser SuperChoque.